segunda-feira, 25 de abril de 2016

Coisas que o dicionário não explica..

Ontem eu fui em uma lancheria e a senha do wifi era 07122005. Provavelmente uma data importante para o as pessoas donas do estabelecimento. O nascimento de um filho, talvés. Foi o que veio na cabeça na hora. Também lembrei que aquele inesquecível sete de dezembro de 2005 foi o último dia de aula do ensino fundamental - sim, eu lembro datas e já tenho quase um quarto de século de vida!
Aquela manhã de quarta feira (ok, o dia da semana eu pesquisei agora mesmo porque né :P ) proporcionou muita água atirada nos colegas em forma de guerra de balões e de garrafas pet enchidas nas torneiras alheias. Também brotou águas em forma de lágrimas, mais tarde, quando concluí, dentro do ônibus, que nunca mais viveria aquilo. Além dos amigos e memórias, levo comigo um desatualizado dicionário de português que ganhei da escola essa mesma época, um pouco antes, 2002. Nesse ano, conheci um grande professor de ed. física que tenho o prazer de ser amigo até hoje. O esporte sempre vai ter muito para ensinar, mas em um dia, mesmo com sol, a aula foi dentro da sala mesmo. Todo mundo louco, querendo jogar futebol. E naquele clima o professor escreveu um ditado popular no quadro, e ensinou uma das primeiras noções de respeito às vontades do próximo, que serviria para os jogos futuros e, depois, para a vida. Escreveu:
"Quando um não quer, dois não fazem.
Quando um não quer, dois não brigam.
Quando um não quer, dois não discutam."
Nos últimos anos tenho prestado mais atenção nas atitudes que reflito da sociedade preconceituosa que vivo. Isso contribuí bastante para poder corrigir e ser uma pessoa melhor. Essa ideia do "conhece a ti mesmo" é bem interessante, marca o início da filosofia grega e não é muito praticada 2016 depois de cristo, visto a maneira como não nos conhecemos e nem reconhecemos o próximo. É um exercício que só vem pra somar. Recomendo. Coisas que nem os dicionários mais atualizados podem explicar..!

Nenhum comentário:

Postar um comentário